História da Batista Nova Esperança

A IBNE foi fundada pelos saudosos Pr. Nério Coelho Pimentel e Pr. José dos Santos Filho, oficialmente em 15/11/1983, na antiga casa do também saudoso diácono Orlofe Pinheiro. Sua organização se deu sob a liderança da 2ª Igreja Batista de Brás de Pina (igreja mãe da Nova Esperança). A igreja já se reunia como congregação no ano de 1983, se tornando igreja oficialmente em novembro daquele ano. Ainda sob a liderança do Pr. Nério, a partir de 1987, a igreja começou a se transferir para a sua atual sede na mesma localidade, algo que levou alguns anos para efetivar completamente (mais ou menos de 1987 a 1990).

Os trabalhos se dividiam entre o local antigo e a nova sede com a construção em andamento. A construção só foi possível, após um grande esforço financeiro para construir um local próprio para a igreja se reunir. Alguns membros, juntamente com a liderança doaram seus proventos de final de ano para custear a obra, algumas igrejas amigas também colaboraram. Missionários oriundos do Texas/EUA (Pr. Lewry, Joaquim e Faye Lynn King) que visitaram a igreja na década de 80 (evento de evangelização com 300 missionários, realizado pela Associação Batista Leopoldinense, na primeira quinzena de março/1985, sob responsabilidade do Pr. Jessé Pinheiro), se compadeceram com a realidade da IBNE e contribuíram com pequenas ofertas para a construção da sede da igreja.

banco 013.jpg

Ainda na década de 80, a igreja ficara conhecida como a “igreja do feijão”, por conta de uma ação social de doação de feijão para a comunidade. Hoje, já são décadas de muitas lutas e vitórias, sendo a única igreja batista na comunidade da Vila Cruzeiro/RJ, considerada uma das favelas mais violentas do Brasil. O local onde a igreja está situada e seu meio social sempre influenciaram na quantidade de membros e em sua faixa etária, isso é evidenciado pela história da membresia da mesma e é explicado por um fenômeno social que ocorre em ambientes de favela. Ao conhecer a Cristo e sua palavra, a mente de uma pessoa muda, tanto espiritualmente quanto socialmente, e o interesse em evoluir como cidadão surge. Muitos na história da igreja, “nasceram” espiritualmente na IBNE, foram aprimorados, tiveram suas mentes abertas pelo evangelho, cresceram e se mudaram da comunidade ou, fortalecidos e aprimorados, foram fortalecer outros ministérios fora da favela. Isso fez com que a igreja, em diversos momentos de sua historia, tivesse que se reestruturar”, treinar novos discípulos, preparar novos lideres. Um verdadeiro: Resgata, prepara, envia. Isso traz algumas vantagens, mas também algumas desvantagens, como o tempo gasto em preparação de novos líderes e problemas financeiros.

 

A igreja passou por fases na década de 80 e inicio de 90 onde a membresia era marcada pela faixa etária mais adulta e de terceira idade. De 94 a 2000 uma faixa etária mais adolescente e jovem. De 2000 a 2003, esvaziara muito, com a saída de diversos membros. De 2004 a 2010 foi evidenciada por uma membresia mais infantil e adolescente em sua faixa etária. Agora atualmente, de 2011 em diante, é caracterizada por uma maioria jovem adulta, com poucas pessoas mais velhas e com quase metade da igreja com nível superior e especializações. A forma de trabalho da liderança e seu perfil, também influenciaram na faixa etária da igreja, durante as administrações pastorais. A igreja, no decorrer de sua história, sempre foi um verdadeiro “celeiro de almas”, que transformadas por Cristo, se tornaram agentes transformadores em outros lugares aonde Deus os levaram. Uma igreja composta de discípulos de Jesus Cristo, pessoas pecadoras e imperfeitas, porém regeneradas por Cristo mediante seu sacrifício e ressurreição. E que vivem num processo contínuo de busca pela santificação e obediência a palavra de Deus, aguardando o chamado de Cristo para a eternidade. 

Sequence 06.jpg

A IBNE é uma igreja local vinculada a Convenção Batista Brasileira (CBB) e se destaca pelo seu trabalho social com crianças, através de professores treinados e pelo compromisso no ensino aprofundado das escrituras sagradas, com pessoal especializado, contribuindo assim para mensagens bíblicas e Cristocêntricas. Vivemos e aprendemos com o nosso passado, analisamos o contexto atual no presente de forma constante e dentro dos nossos princípios cristãos. Agimos fazendo o melhor, se não for possível, fazemos o melhor que pudermos. 

Com isso, podemos projetar o nosso futuro de forma atualizada e bíblica. Assim a IBNE é administrada. É liderada por Michel Carvalho (2011-atual) e mentoreado pelo Pr. interino Márcio Mesquita.

Conheça o Perfil da igreja - AQUI

 

Conheça Michel Carvalho, o Líder da IBNE - AQUI

 

Conheça nossos líderes - AQUI

 

Conheça nossa Missão, Visão e Valores / Código de Ética e Compromisso do membro IBNE - AQUI

Camisa nova esperança

IGREJA BATISTA NOVA ESPERANÇA

EU VISTO ESSA CAMISA


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR

FAÇA PARTE DESSA MISSÃO, CONTRIBUA CONOSCO!