DISCIPLINA ECLESIÁSTICA
Uma UTI cristã
A disciplina eclesiástica é um processo bíblico que antecede um possível desligamento de alguém da membresia de uma igreja (Batista, por exemplo). Ocorre quando há uma prática constante, contrária ao que Deus nos orienta. Não seria uma falha aleatória, na qual qualquer um de nós poderia cometer, mas uma prática “viciada” e obstinada que precisa ser tratada. Essa disciplina é uma oportunidade dada a pessoa para se consertar com Deus e com sua igreja, mas não pode ser um aval para um maior aprofundamento na prática indiscriminada do pecado.
Alguns infelizmente “aproveitam” essa “vacância” momentânea em cargos e funções, mergulhando ainda mais em seus pecados, piorando a sua situação, sendo inevitável o desligamento da igreja. No entanto, a função da disciplina eclesiástica é exatamente o contrário, é uma oportunidade para uma busca mais aprofundada do Espírito Santo e de sua palavra. Ilustrativamente falando, é como um paciente que precisou ser internado na sala vermelha e precisa responder aos tratamentos, seguir as orientações médicas, pois está em perigo, próximo de algo pior, ele precisou sair de casa e ficar em observação na UTI.
Ouvi falar de uma pessoa que teve um problema de saúde e precisou ficar numa UTI, o problema exigia cuidados medicamentosos e alimentares, mas o paciente não seguiu as orientações e recebia constantemente visitas que traziam escondido, alimentos e refrigerantes, no fim o paciente teve uma piora no quadro e veio a falecer.
Você que é cristão, cuide da sua saúde espiritual, caso esteja numa situação semelhante, siga as orientações, seja igreja, não se isole e tome cuidado com aqueles que te trazem comidas agradáveis aos olhos, mas que podem piorar cada vez mais o seu estado clínico, podendo não haver mais volta.
Michel CM